Achou o que estava preucurava.NÃO!!! Que tal pesquisar aqui.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Chuvas deixam ao menos 59 mortos em Santa Catarina,Brasil,brasileiros


Chuvas deixam ao menos 59 mortos em Santa Catarina

Pelo menos 59 pessoas morreram vítimas das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina e provocaram enchentes e deslizamentos de terra desde a última semana, informou nesta segunda-feira a Defesa Civil do Estado.
Mais de 60 municípios foram atingidos, dos quais cinco estão isolados pelas águas, e há mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas. Segundo a Defesa Civil, mais de 43 mil pessoas estão desabrigadas (14.511) ou desalojadas (28.543) em todo o Estado.
"Santa Catarina enfrenta a pior tragédia climática da história", disse o governador do Estado, Luis Henrique da Silveira (PMDB), em entrevista coletiva, segundo a página da Defesa Civil na Internet.
O governo catarinense decretou situação de emergência. Após uma conversa de Silveira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo federal colocou à disposição os suprimentos necessários, informou a Defesa Civil.
Na cidade de Blumenau, onde 13 mortes por soterramento foram confirmadas no fim de semana, o prefeito João Paulo Kleinubing declarou estado de calamidade pública na noite de domingo. No município de Ilhota foram confirmadas até o início da tarde 14 mortes, enquanto 6 pessoas morreram em Jaraguá do Sul.
Também houve mortes causadas pelas chuvas em Brusque, Garuva, Gaspar, Pomerode, Bom Jardim da Serra, Luiz Alves, Rancho Queimado, Benedito Novo e Rodeio.
O temporal também causou o rompimento de um duto da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) na região de Gaspar. A empresa que opera no Brasil o gasoduto, que leva o gás natural importado da Bolívia, informou que o abastecimento foi interrompido em cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A TBG não soube informar o número de pessoas ou municípios afetados nem pôde dar um prazo para o restabelecimento do serviço.
Segundo um funcionário da Defesa Civil na capital Florianópolis, as chuvas fortes começaram no último dia 20, e as primeiras mortes foram registradas a partir de sábado. A previsão do tempo indica uma diminuição no nível de chuva nos próximos dias, acrescentou.
"Continua chovendo bastante, mas a tendência é diminuir", disse o funcionário por telefone. "Hoje melhor do que ontem, e amanhã melhor do que hoje."
Helicópteros e botes a motor foram sendo utilizados ininterruptamente ao longo do dia para resgatar pessoas isoladas, segundo a Defesa Civil. Os Estados vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná vão participar das operações de resgate a partir desta segunda-feira, atendendo a um pedido do governador de Santa Catarina.
Além das diversas casas atingidas por deslizamentos de terra e da cheia de rios, muitas estradas do Estado estão interditadas por queda de barreiras e alagamentos.
"O grande desafio para esta segunda-feira será abastecer os abrigos com medicamentos e alimentos", disse o prefeito de Blumenau, segundo a página da Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Achou o que estava preucurava.NÃO!!! Que tal pesquisar aqui.