Achou o que estava preucurava.NÃO!!! Que tal pesquisar aqui.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Qual sera o melhor Blogger X Wordpress escolha o seu Blog




X X X X X

Importante: WP.COM = “Wordpress.com”
Com o advento do NOVO Blogger muita gente comeca a questionar se o WP.COM continua sendo o “bam-bam-bam” que todos comentam por ai.
Eu ja tinha um Blogger Beta, mas so hoje é que converti meus Bloggers antigos para o Novo Blogger (previamente chamado Blogger Beta). E gostaria de dar meu parecer a respeito.
- Voce pode conferir meus experimentos: no PsicoGata usando WP.COM e no LoginBlogger usando o NOVO Blogger, clicando nos respectivos links.Leiam tambem esse Artigo do W2BR com um excelente review do NOVO Blogger.
TEMPLATES:
NOVO BLOGGER:
O Novo Blogger aderiu ao famoso estilo “caixinhas” (Widget), aonde voce escolhe o que vai fazer parte da sua barra-lateral e com poucos cliques, podendo editar ao seu gosto. Mas isso nao é obrigatorio, ainda. Continua sendo possivel colar tamplates prontos copiados por ai, como aqueles que so sao visiveis no IE…. Para a felicidade geral da nacao.
Entretanto eu estou falando aqui apenas dos template com Widget (as caixinhas que me refiro acima), os templates sao os de sempre, 16 modelos e suas variacoes de cores. Escolhi o “Denim by: Darren Delaye”, como voce pode ver clicando aqui, o resultado nao foi dos piores. Na opcao “fonts and colours”, vc pode editar as cores e o tipo/tamanho das letras (exatamente com diz na embalagem) e personalizar de acordo com o seu gosto, existe tambem uma forma inteligente de combinar as cores quando vc clica no link: Shuffle blog colours.
DICA QUENTE: templates maravilhosos para o NOVO Blogger estao disponiveis nesse site: BLOGGERTEMPLATES. E Nesse site aqui, voce encontra ate templates do Wordpress que foram adaptados para o Blogger.E mais um com templates sensacionais. Nenhum deles entretando permite o uso da funcao Widget.
WP.COM:
Acho que esse é o maior atrativo do WP.COM, se eu contei certo tem la 53 templates diferentes, muito bem feitos e disponiveis a todos os usuários, e pelo que tenho acompanhado eles estao sempre adicionando mais. Entretanto nem todos os templates disponiveis sao configuraveis, alguns deles nem a opcao Widget esta disponivel. E preciso escolher bem.
O “bom tamplate” é aquele que alem de ser possivel personalizar a barra-lateral da mesma forma que no Blogger (Widgets), tambem oferece a opcao: “custom image header” - aonde voce pode simplesmente carregar uma foto do seu computador, nao se preocupe com o tamanho, se for maior do que o permitido ele da a vc a opcao “Crop” e voce posiciona o retangulo de acordo com o que vc quer que apareca. Essa ao meu ver é a mais facil e melhor forma de personalizar seu blog, se voce nao sabe muito, ou quase nada de HTML.
Existe também a opcao de editar os codigos CSS, mas para isso é preciso pagar, sinceramente nao vejo a vantagem, e ate ja falei sobre isso nesse post aqui.
WIDGETS:









Se voce ainda nao sabe o que é WIDGET, da uma olhada na figurinha abaixo:
Desculpem, eu nao sei se ja existe um nome em portugues para, como citei la em cima, para mim sao caixinhas. Afinal é exatamente essa a funcao, caixinhas modulares que vc pode colocar na sua barra-lateral, nao gostou tira, ou muda de lugar.
NOVO BLOGGER:
Cada vez que vc clica no Add page Element, ele abre uma janelinhas com todas as opcoes de Widgets disponivel alguns pre editados, outros com espaco para que voce edite do seu jeito. A minha favorita é HTML/JavaScript, porque nela é possivel colar codigos prontos do Flickr e Slide.com por exemplo, mas sua criatividade é o limite, se o codigo que voce inserir nao estiver correto, ele avisa, e vc precisa corrigir, se HTML nao é sua praia pode aumentar o grau de dificuldade, mas nao é impossivel, é so prestar atencao.
Outra coisa que me chamou atencao foi o Google AdSense disponivel, para isso vc precisa ter uma conta com eles, e derepente voce ate consegue fazer entrar um centavinhos na sua conta.
WP.COM:
No WP.COM é mais facil colocar as caixinhas (talvez para mim que sou mais acostumada a interface deles), é puxar, literalmente, o que vc quer adicionar, e clicar no botazinho da direita para configurar e voila.
Tambem exitem bem mais opcoes de Widgets (uteis) no WP.COM, isso dado ao fato de Wordpress ter milhoes de plugins que fazem milhoes de coisas, nem sempre uteis… Meus favoritos, e que nao constam na opcoes do Blogger sao: Calendario, BlogStats (statisticas), Pages, Flickr (apesar de que so captura as suas ultimas fotos ou as fotos dos outros) e um tal Sonific (sempre maior do que a barra-lateral e exigindo que vc crie uma conta com eles)…
O que me deixou muito triste com WP.COM foi a incompatibilidade com determinados scripts prontos, por exemplo os do Slide.com. E nao é o unico, testei outros dois scripts e ele nao aceita. Isso deve ser parte de uma politica de quem oferece blogagem Wordpress gratuita, porque o mesmo problema ja acontecia no Blogsome.
POSTAGEM:
AH!! Finalmente o que realmente interesa a um Blogueiro.
NOVO BLOGGER:
Nao mudou nada, pelo menos eu nao vi diferenca. Continua aceitando qualquer codigo louco que vc colocar la, continua com as duas opcoes de edicao visual e edicao HTML, perfeitamente visivel e facil de usar.
Ah sim mudou duas coisa: - Agora existe embaixo do editor um espaco para voce colocar sua Label, ou Tag, ou etiqueta, ou como vc preferir chamar, o legal disso é que atraves das Labels ele categoriza seus posts, e avisa sites com Technorati sobre o post etiquetado.
WP.COM
Nesse quisito fica minha maior decepcao. Nao me deixar colocar slide é sacanagem!! - Video?? - So aqueles que estao na listinha, felizmente YouTube esta por la.
Na verdade eu realmente nao sou fan do Editor Visual do Wordpress, tanto que em todos os meus blogs uma das primeiras coisas que faco é desligar o editor visual, se quiser saber como deixe um comentario que farei um proximo post a respeito.
Mas INFELIZMENTE o WP.COM nao me deixa desligar o editor visual. OK, ele tem uma opcao chamada code, que é a mesma coisa que o editor html, so que essa opcao é secundaria, ao meu ver deveria ser primaria, ou deveria existir uma opcao para trocar. Mas ainda assim alguns codigos nao nao sao aceitos, acontece exatamente o mesmo que relatei a respeito do Widget.
Mas a melhor mudanca é o fim daquele “reloginho” ridiculo que ficava girando horas quando vc clicava no publicar, e as vezes demorava tanto que sua conecxao caia e voce nem sabia se tinha sido publicado ou nao.
CONCLUSÃO:
Os dois tem suas vantagens e desvantagens. Os dois oferecem a opcao de trocar a linguagem para o Portugues. Os dois sao gratuitos.
Mas diferente do Blogger o WP.COM deixa muito claro que pretende fazer dinheiro em cima dos seus blogueiros, eles ja entraram na linha Typepad e LiveJournal, aonde vc bloga de graca, mas tem sempre aquele chamativo para pagar algo por algo melhor, que vc so vai saber se realmente é melhor depois que pagar e se arrepender.
Eu nao aconselho ninguém a pagar pelo WP.COM, se for para pagar, pague por um servidor, instale o Wordpress porque é muito mais pelo seu dinheiro.
Nessa mesma linha, o WP.COM tambem puxa para o aspecto de relacionamento, bem no jeitao LiveJournal, ou diria ate MySpace, o que nao deixa de ser algo legal, voce pode acompanhar o blog dos seu amigos pelo seu proprio painel.
Qual eu escolheria??? Hum dificil dizer!! O Blogger é mais simples, mais facil e por isso mais popular, e agora tendo o Google por tras, provavelmente sera mais rapido. Ja o WP.COM é mais intuitivo (para nao dizer dificil), tem uma melhor aparencia e tem todo esse aspecto da rede de relacionamento, so que nao esta (ainda) tao saturado como MySpace etc…
Como eu nao preciso escolher, deixo para voce leitor responder: Qual voce prefere e porque.

Nenhum comentário:

Achou o que estava preucurava.NÃO!!! Que tal pesquisar aqui.